Domine esse jogo

Em momentos como os que estamos vivendo parece ocorrer dentro de nós um turbilhão de emoções e sentimentos. Muitas vezes parece difícil até escolher o que pensar e o que sentir... Quero te contar neste post que você pode assumir o controle desse jogo e gerenciar suas emoções. Não estou te prometendo uma vida serena e tranquila sem preocupações porque isso não existe. Vamos falar de gerenciar as emoções e utilizá-las a seu favor, pronto para começar??? Então vamos lá!



Todas as emoções, sentimentos e reações que temos dentro de nós são importantes para conseguirmos viver no dia a dia, o estresse por exemplo é fundamental quando estamos em perigo pois nos faz sair correndo sem parar para pensar, isso é muito útil se você precisar fugir de um leão, assim como a alegria estampada no rosto de uma criança é capaz de promover em nós uma sensação de alegria instantânea acionando a empatia, temos todas as ferramentas dentro de nós mas se elas estiverem desorganizadas podem provocar uma pane no nosso sistema emocional.


Quero te contar em 05 passos o que você pode fazer para gerenciar suas emoções:

1º) Sinta - Gerenciar não quer dizer que você não vai sentir, então comece se permitindo perceber o que está sentindo. Como você está? feliz? triste? com raiva? Deixe de lado seus prejulgamentos e apenas sinta;

2º) Acolha sua emoção - Alguma coisa fez você se sentir dessa forma, procure questionar-se do que aconteceu, você se sentiu traído? contrariado? frágil? com medo?Seja gentil com você mesmo e não se culpe pelo que pode ter ocasionado;

3º) Perceba - Quais foram as sensações que esse sentimento trouxe ao seu corpo, você sentiu calor? frio? desânimo? tremeu? - As reações físicas do corpo são um sinal de alerta para que possamos ativar nossa consciência dos estados emocionais;

4º) Questione-se - Qual sentimento você gostaria de sentir no lugar do que sentiu? Qual sentimento te traria uma sensação de bem estar?

5º) Busque dentro de você mesmo - Você possui um estoque próprio de sentimentos em seu interior. Por exemplo se for alegria, lembre-se do momento de maior alegria da sua vida, se for tranquilidade lembre-se de um momento em que se sentiu relaxado, ao se lembrar você vai reviver os sentimentos daquele momento.


Gerenciar suas emoções é decidir ficar no controle de seus sentimentos, percebendo o que está sentindo, o que causou e acionando o que deseja sentir no lugar. Com paciência e persistência você pode se tornar o melhor especialista de si mesmo!


Até logo!



21 visualizações