NÃO CONSIGO DECIDIR, E AGORA???

Você já teve que tomar alguma decisão importante e se sentiu confusa demais para decidir?? Se sentiu sem energia, parecendo até que a “cabeça” estava travada e não conseguia mais pensar??? Se isso já aconteceu com você, esse post é para te ajudar a desempacar na hora das grandes decisões.

Você já percebeu como passamos o dia fazendo escolhas?! Desde a hora que acordamos até a hora de dormir: apertar o “botão de soneca”? "Sapato ou sandália"? "Levar guarda-chuva ou não", "Tomar leite ou café", "Vou no mercado ou não"? São tantas decisões em um único dia, que quando ele termina estamos exaustas de pensar e a decisão importante acaba ficando para o outro dia...

A neurociência nos conta que os mecanismos do nosso cérebro que são responsáveis pela tomada de decisão, não sabem priorizar e por isso não escolhem a ordem para separar entre pequenas ou grandes decisões, para ele são apenas decisões. Aí, o que acontece é que as pequenas decisões vão gastando sua energia ao longo do dia e então, quando você decide que vai tomar a "grande decisão", sente-se esgotada, desanimada e ainda mais indecisa.


Tomar decisões é um processo em nosso corpo que envolve gastar energia e você pode se tornar uma especialista nessa matéria. Entender como você funciona vai te permitir facilitar e favorecer as decisões que precisa tomar no seu dia a dia e ainda vai te deixar muito mais produtiva! Experimente adicionar na sua agenda diária as técnicas abaixo:


Limite suas opções – Ter muitas opções ao invés de favorecer, atrapalha! Defina alguns critérios que reduzam suas opções de escolha, por exemplo, se quiser decidir seu destino da viagem de férias, comece se questionando sobre alguns pontos:

Prefiro lugares quentes ou frios?

Prefiro praia ou passeios culturais?

Escolha dois ou três destinos que gostaria de conhecer;

Escolha alguns passeios que gostaria de fazer;

Com as respostas em mãos você vai refinar suas opções e será mais assertiva para sua decisão final;


Defina prazos para você decidir - Se você não tiver uma data limite poderá utilizar todos os dias da semana pensando e não chegar a nenhuma decisão... Toda tomada de decisão precisa de um prazo final para acontecer! Conforme a importância e urgência defina uma data limite, anote essa data como um lembrete para você.


Programe hoje o seu dia de amanhã! Assim você estará se ajudando a otimizar suas decisões do próximo dia. Se amanhã você já estiver com o dia planejado, vai poupar energia de decisões pela manhã e favorecer as grandes decisões que precisa tomar.


Equilibrar as suas energias é um processo que está em suas mãos. Torne seu dia a dia mais leve e sinta-se mais feliz!


Até a próxima!

37 visualizações1 comentário